sábado, 20 de fevereiro de 2016



GRATIDÃO

Significado: s.f. Característica ou particularidade de quem é grato.
Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido; agradecimento: recebeu provas de gratidão.
(Etm. do latim: gratitudo.inis)

Entre o Solstício de Verão e o Equinócio de Outono, os povos antigos festejavam a primeira colheita do ano, que começa no Solstício de Inverno. Eles festejavam a colheita dos primeiros grãos da Roda do Ano, agradecendo aos deuses pelo alimento, pela fartura concedida... Eles acreditavam que através dos rituais dedicados aos Deuses a Roda do Ano seguiria girando, por isso era tão importante um ritual de agradecimento da fartura, pois dessa forma eles asseguravam que a próxima colheita também seria farta.

Buscamos uma interação com os Deuses e com diversas energias, por isso também é importante mantermos esse espírito de gratidão. Apesar de não temos um contato direto com a terra através da agricultura devemos agradecer o alimento que temos na mesa, a saúde que possuímos, nosso lar. Atualmente podemos dizer que  plantamos quando estamos trabalhando, nos relacionando com outras pessoas, estudando, nos exercitando ou começando um novo empreendimento. Como estamos em época de colheita, mostramos nossa gratidão também por nossa evolução espiritual, nossa saúde, uma nova amizade e sucesso profissional.

Não devemos agradecer apenas os momentos bons que vivenciamos neste ciclo, mas também por cada momento difícil e doloroso. Nos momento difíceis é que temos a oportunidade de quebrarmos alguns paradigmas e usarmos mais da nossa criatividade, força e garra para crescermos e evoluirmos cada vez mais.

"Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes." Albert Clarke


Zoé#Z