E muito simples manter uma pequena horta de ervas mágicas em casa não precisa de muito espaço,
basta escolher as ervas de acordo com o local que você tem disponível em sua casa ou apartamento, e dedicação. As ervas são repletas de energia e poder natural, além de suas propriedades medicinais. através de rituais a energia é direcionada para o objetivo desejado. As ervas são ótimas condutoras psíquicas, pela sua força energética e vital, são poderosos talismãs quando cultivadas em casa. Que tal cultivar seu próprio chá, tempero, ervas mágicas? Abaixo segue o significado de algumas ervas para quem quer começar.
Alecrim
Propriedades mágicas: Planeta: Sol. Elemento: Fogo
Usado em encantamentos de proteção, para ajudar nos estudos. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação. Beba um chá de alecrim antes de fazer um exame ou uma entrevista para ter a mente alerta. O chá de alecrim é ótimo para trazer o ânimo de volta. Amor, sensualidade, cura, proteção. Queime alecrim e lavanda para proteção e cura. Esfregue óleo de alecrim em velas verdes para atrair amor e sensualidade.Está ligado à fidelidade, amor, lembranças felizes. O cheiro de alecrim mantém a pessoa alegre, é um símbolo de amizade.
Como cuidar: O plantio por estaquia é feito cortando ramos com cerca de 15 cm de comprimento. Plante os ramos em vasos ou outros recipientes, deixados em local bem iluminado, mas sem luz solar direta. O solo deve ser mantido bem úmido até o enraizamento, que leva de três a quatro semanas. Após o enraizamento as mudas devem receber luz solar direta. As mudas são transplantadas para o local definitivo com cerca de um ano em regiões onde o inverno é frio, mas podem ser transplantadas cerca de um ou dois meses após o enraizamento das mudas em regiões onde o inverno é ameno. As plantas jovens não devem ficar expostas a temperaturas muito baixas em seu primeiro ano de vida. O alecrim pode ser cultivado em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, mas geralmente não se desenvolve tanto quanto os cultivados no solo. A colheita do alecrim para uso doméstico pode começar a partir de 90 dias após o plantio. Contudo, o ideal é que a colheita ocorra apenas a partir do segundo ou terceiro ano de cultivo, retirando-se no máximo metade dos ramos para não prejudicar muito as plantas. O alecrim é uma planta perene e pode produzir bem por mais de dez anos.
Alfazema/ Lavanda
Propriedades Mágicas: Planeta: Mercúrio, Vênus, Júpiter. Elemento: Ar.
Bastante utilizada em banhos de purificação. Significa universalmente pureza, castidade, longevidade, felicidade. Dormir sobre ramos de lavanda abranda a depressão. Feitiços de amor. Combate às culpas de ações impensadas. Na astrologia está associada ao planeta Lua. Restabelece a paz depois das discussões e conflitos. Para o entusiasmo, alegria, determinação. Na medicina oriental, constata-se que a alfazema fortalece a parte In do indivíduo, auxiliando no amadurecimento do lado emotivo. Amor, proteção. Use óleo de lavanda para suavizar a mente e o corpo e trazer visões de amor. Misture lavanda com sálvia e queime na Lua Minguante para purificar e proteger a casa.
Como cuidar: Para a propagação por estaquia, os ramos podem ser cortados com cerca de 10 cm de comprimento, retirando as folhas da parte inferior que ficará enterrada no solo. O solo deve ser mantido apenas levemente úmido, pois um excesso de água leva ao apodrecimento dos pedaços de ramo. O espaçamento recomendado entre as plantas pode variar de 30 a 90 cm, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo. A lavanda também podem ser cultivada facilmente em vasos com 30 ou 40 cm de diâmetro. As flores são colhidas assim que se abrem, cortando quase todo o ramo. As folhas podem ser colhidas quando necessário, mas são menos apreciadas do que as flores. O óleo essencial é extraído apenas das flores recém-colhidas. Esta planta cresce de forma relativamente lenta, e embora chegue a florescer no primeiro ano, a floração é mais abundante a partir do segundo ano de cultivo. A lavanda é uma planta perene e pode produzir bem por mais de uma década.
Aloe Vera/ Babosa
Propriedades Mágicas: Planeta: Lua - Elemento: Água
Proteção e sorte. Acredita-se que manter uma babosa em casa, sobretudo no jardim, protege a residência de energias negativas. Amor, força. Queime babosa para atrair amor e boa sorte. As altíssimas vibrações espirituais atrairão amor se você carregar consigo a babosa ou usa o incenso.
Como cuidar: Pegue um vaso de flor com terra e cave um pequeno buraco não muito fundo nela. Ponha a folha no buraco. Se quiser, pode cobri-la com terra, mas não é necessário. Regue a babosa e cuide dela. É melhor colocá-la em um local com um pouco de luz solar. Em cerca de duas semanas, a babosa começará a brotar. Deixe o processo acontecer naturalmente e apenas regue a planta quando o solo estiver seco.Enquanto ela estiver crescendo, não use suas folhas. Somente as utilize quando estiverem grandes ou (melhor) depois de dois meses.
Hortelã/ Menta
Propriedades Mágicas: (Mentha piperata) Planeta: Vênus, Elemento: Ar
Usado em encantamentos de cura, tomar banho com hortelã também é ótimo para curar, e também pode ser usado como incenso. Erva muito utilizada para cura de feridas emocionai. A hortelã-miuda, é empregada como tempero e age como calmante quando usada em chá. A hortelã-pimenta estimula a pele e os terminais nervosos sensíveis ao frio. Para aquecer ambientes muito frios, coloca-se uma bacia com água e folhas de hortelã. Como digestivo, faz-se uma infusão com 100g de água quente já adoçada, coloca-se 5g de folhas frescas ou secas de hortelã, filtrar e beber em seguida bem devagar. Para excitação nervosa e insônia colocar uma pitada de folhas frescas de hortelã em uma xícara de água quente, filtrar e beber o liquida. (Em casos de insônia, tomar antes de deitar).
Como cuidar: Uma recomendação é que o local de cultivo deve ser bem protegido do vento, pois este pode prejudicar muito as plantas. A hortelã ou menta pode ser cultivada em lugares ensolarados ou em sombra parcial. Em sombra parcial é mais fácil manter o solo úmido e o ambiente fresco, principalmente quando sua região tem um clima mais quente. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido. O ideal é que o solo nunca seque durante o ciclo de crescimento das plantas. O plantio é geralmente realizado através de rizomas retirados de plantas bem desenvolvidas, saudáveis e de boas características, com duas ou três gemas em cada pedaço de rizoma. Estes podem ser plantados diretamente no local definitivo ou em canteiros, sendo as mudas depois transplantadas quando atingem de 10 a 15 cm de altura. É possível fazer a colheita de todas as hastes três vezes por ano, por quatro a seis anos sem necessidade de replantio. Apesar de seu uso ser muito comum, o poejo contém uma alta concentração do óleo essencial pulegona, que é muito tóxico, de forma que seu uso deve ser moderado. Outras mentas também contêm pulegona, mas em menor concentração. Mulheres grávidas devem evitar totalmente o consumo de poejo e de todas as outras hortelãs.
Manjericão
Propriedades Mágicas: Planeta: Marte, Sol e Vênus; Elemento: Fogo
Também chamado de alfavaca, o manjericão é conhecido como símbolo do amor e da coragem e tem associação de longa data com a bruxaria e a magia. Pode ser usado para acalmar o temperamento entre os amantes e em divinações com fins amorosos. Traz riqueza para aqueles que o carregam em seus bolsos e é utilizado em estabelecimentos comerciais (na soleira da porta ou perto do caixa) para trazer fregueses. Se for espalhado pelo chão, nenhum mal fica onde ele está. Pode ser utilizado para exorcismos e banhos de purificação. Ele transmuta a energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos. É ótima para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos também a ver o brilho e o perfume da vida. Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas. Utilize em banhos de limpeza, saúde e cura, fertilidade. Protege contra todas as formas do mal e atrai boa sorte. Cultivar manjericão, eu um vaso ou em uma horta, traz paz e felicidade para a casa.
Como cuidar: O manjericão ou basílico, Ocimum basilicum, é uma planta que cresce melhor em temperaturas acima de 18°C. A planta não suporta baixas temperaturas, devendo ser cultivada dentro de estufas em regiões de clima frio, ou apenas durante os meses do ano em que as temperaturas não descem abaixo de 15°C. Em regiões de clima quente o manjericão pode ser cultivado durante todo o ano. O manjericão necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Irrigue com freqüência para que o solo seja mantido levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o manjericão. O manjericão também pode ser propagado por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis. Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). O manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos. No solo e em boas condições de cultivo, alguns cultivares de manjericão pode ultrapassar a 1 metro de altura. Assim, para plantio em vasos e jardineiras, dê preferência a cultivares de menor porte, ainda que seja possível plantar qualquer um dos cultivares disponível. A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após a semeadura. As flores também são comestíveis.
Sálvia
Propriedades Mágicas: planeta: Júpiter. Elemento Ar.
Erva de proteção para casa. Empresta seus poderes para proteger a casa de ataques e invasões provenientes de qualquer área. Sabedoria, proteção: Use óleo de sálvia pra clarear confusão. Coloque folhas de sálvia sob um tapete para proteger a casa contra negatividade. Queime sálvia na Lua Minguante para proteção.
Como cuidar: O plantio por estaquia é feito cortando ramos lenhosos e plantando estes em solo bem úmido, até que enraízem. Também chamada de salva ou salva-das-boticas, é uma planta cultivada desde a antiguidade para fins medicinais. Suas folhas são usadas como tempero e para fazer chá, e é também muito cultivada como planta ornamental em jardins. Há vários cultivares desta planta, com folhas e flores de diversas cores. A sálvia precisa de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Irrigue com freqüência para que o solo seja mantido levemente úmido. O excesso de água prejudica as plantas, principalmente quando a temperatura está baixa. Plantas adultas são moderadamente resistentes a curtos períodos de seca. A colheita das folhas da sálvia ou salva pode ser iniciada quando as plantas estão bem desenvolvidas. No primeiro ano é possível fazer uma colheita leve. Nos anos seguintes, duas colheitas por ano. Para uso doméstico, colha folhas ou ramos quando necessário. A colheita pode ser feita de 90 a 120 dias após o plantio. Os ramos ou folhas devem ser colhidos antes que a floração comece o que ocorre geralmente somente a partir do segundo ano. Os ramos e folhas podem ser usados frescos ou secos, sendo que a secagem dos ramos deve ser feita em local fresco e bem ventilado, sem ficar exposto à luz solar direta.