O principal objetivo aqui é postar algumas imagens da aparência dos Neteru em Liber Resh. Por este motivo irei considerar que aqueles que estejam lendo, já saibam do que estou falando. Assim, o Buscador sincero tem uma fonte de referência para que possa desenvolver um trabalho mais eficiênte em sua jornada.
A maioria dos Neteru têm mais de uma forma. De acordo com Erik Hornung, os antigos egípcios não tomavam estas formas como imagens literais de como os Neteru se pareciam, mas sim como um hieróglifo ou caracterização simbólica de sua natureza.
Muitos Neteru egípcios têm corpos humanos com cabeças de animais. Esta forma tem suas origens em um sacerdote ou xamã vestindo uma máscara de animal, em tempos pré-dinásticos.
É preciso ter em mente as convenções da arte egípcia bidimensional. Por exemplo, as convenções dos egípcios na arte em mostrar a face de perfil, ao passo que a coroa no topo da cabeça é, por vezes, mostrado na vista de frente, por vezes, em perfil, dependendo do estilo da coroa.
Quando possível, também será mostrado uma versão escultural do Neteru.
Como um rio de pessoas, uma imagem egípcia era a do Sol como um barco flutuando no céu. O barco ou barca, é geralmente mostrado como algo bastante simples.
Ra na Barca do Sol:
Ra na barca solar, com o pássaro Benu (Phoenix) Tumba em Deir el Medina:
Barco Modelo para um túmulo:
De Khufu Barco Solar encontrado na Grande Pirâmide:
TAHUTI
"Tahuti em se Esplendor, se ergue à proa, e Ra-Hoor permanece no leme."
A proa é a frente do barco, o leme é o volante para guiar o barco na parte de trás.
Tahuti é mais comumente conhecido como Thoth, que é como os gregos o chamavam. "Tahuti" é o rasgar Victorian do nome egípcio para o Deus. Egiptólogos contemporâneos usam "Djehuty". Tahuti pode estar na forma de um Ibis, um homem com a cabeça de íbis, ou um babuíno. Tahuti é o Deus da lua, da escrita e do conhecimento.
Como um homem com uma cabeça Íbis, no Papiro de Hunefer:
Como um homem com uma cabeça Íbis:
Tahuti entronizado, túmulo da rainha Nefertari:
Tahuti como um Íbis:
Fotos do Íbis sagrado:
Estátuas de Tahuti como um babuíno:
Fotos do Babuíno Africano:
HA-HOOR-KHUIT
Ra-Hoor é chamado de "Re-Horakhty" pelos egiptólogos hoje. Ele é um Deus sincrético, o que significa que ele é uma combinação de dois deuses. É a idéia de um Deus "habitando" outro. Neste caso, Rá, (ou Re, ortografia alternativa) está habitando Horakhty "Horus-dos-dois-horizontes" - referindo-se ao sol nascendo e se pondo. Desconcertante, Ra e Re-Horakhty exatamente o mesmo na maioria das vezes. Você só pode distingui-los ao ler a inscrição. Ele é um homem com a cabeça de um falcão, com o disco solar vermelho cercado por uma cobra em cima de sua cabeça. Em arte bidimensional, o disco solar é visto de frente, mas a cobra é mostrada de vista lateral.
É claro que a Estela da Revelação mostra Ra-Hoor:
Senhora do Ocidente e Re-Horakhty no túmulo da rainha Nefertari:
Hórus como um Falcão:
Hórus como um Falcão (Escultura):
Foto do falcão Lanner, Egito:
HATHOR
Hathor é uma deusa mãe, e também a deusa do amor, beleza, música e dança. Ela também pode assumir uma forma muito feroz, como o olho de Rá. Ela é frequentemente descrita como uma mulher com o disco solar em sua cabeça com dois chifres de vaca. Ela também pode ser representada como uma vaca, e menos frequentemente, uma mulher com uma cabeça de vaca. Ela também é mostrada como uma mulher com as orelhas de uma vaca na capital da colunas, e as alças de espelhos.
Hathor em forma humana:
Hathor & rainha Nefertari: Hathor está do lado esquerdo, com um disco solar e chifres de vaca em sua cabeça, a rainha Nefertari na direita com uma coroa abutre:
Cabeças de Hathor - rosto de uma mulher com orelhas de vaca:
Hathor como a Vaca Celestial:
TUM
Tum, mais comumente conhecido como Atum, era um homem, às vezes coroado como um rei, outras vezes sem a coroa. Ele era um Deus criador.
Ensaio sobre Atum, com fotos (em inglês):
Osiris e Atum, túmulo de Nefertari (Osiris está do lado esquerdo, com a pele verde, Atum é do lado direito, com a dupla coroa de um faraó):
Estátua do faraó Horemheb adorando Atum:
Atum - desenho moderno:
KEPHRA
Khephra, também escrito Khephera, Khephri, era um escaravelho. Este besouro deposita seus ovos no esterco, o que, em seguida, rola em uma bola. Então, uma outra concepção que o egípcio tinha do sol era de uma bola de esterco rolado por um grande besouro pelo céu. Khephra poderia ser descrito simplesmente como um besouro, ou como um homem com uma cabeça de besouro. O escaravelho também foi muito usado como um amuleto, pelos vivos e os mortos.
Aqui está Khephra, como um homem com uma cabeça de besouro:
Escaravelho Amuleto de do rei Tutancâmon:
Amuleto Peitoral da múmia do rei Tutancâmon, Escaravelho no Barco Solar, com Tahuti de cada lado:
Escaravelho voado, amuleto da múmia do rei Tut - na verdade hieróglifos e grafia de seu nome:
O escaravelho na barca sol:
Estátua do escaravelho no templo de Karnak:
Fotos da espécie de besouros sacer scarabaeus:
Não é apenas qualquer besouro, é uma espécie específica (sacer scarabaeus). Eles são muito grandes, e podem voar. Eles saem no verão. Eles não são tão comuns no Egito hoje como eram nos tempos antigos.
DESAFIO: Muitas vezes escrevo aqui pensando se os Buscadores da Æ::F.O.M. realmente lêem os textos, afinal, é principalmente para estes poderem estudar. Mas, claro, está disponível para todos que desejem o entendimento.
Assim, fica a pergunta: "Vocês Æ::F.O.M. lêem? Quando o fizerem, respondam no meu email para eu poder ver quanto tempo levam para tal!
Fraternalmente,
Therion Akkad # 8º=3º Rx::M::
"Amor é a lei, amor sob vontade."